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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Suínos e Aves. |
Data corrente: |
12/11/2019 |
Data da última atualização: |
12/11/2019 |
Tipo da produção científica: |
Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Autoria: |
NICOLOSO, R. da S.; AMADO, T. J. C.; RICE, C. W.; PIRES, C. A. B. P.; FIORIN, J. E. |
Afiliação: |
RODRIGO DA SILVEIRA NICOLOSO, CNPSA; TELMO JORGE CARNEIRO AMADO; CHARLES W. RICE; CARLOS AUGUSTO BONINI PIRES; JACKSON E. FIORIN. |
Título: |
A rotação de culturas aumenta os estoques de carbono e nitrogênio no solo sob sistema plantio direto. |
Ano de publicação: |
2019 |
Fonte/Imprenta: |
In: RUEDELL, J.; FIORIN, J. E.; FERNANDES, A. M. F. (Org.). Resultados comparativos de 32 anos dos sistemas plantio direto e convencional. Porto Alegre: SESCOOP/RS, 2019. p. 143-155. |
Idioma: |
Português |
Thesagro: |
Carbono; Fixação de Nitrogênio; Plantio Direto; Tratamento do Solo. |
Thesaurus Nal: |
Carbon sequestration; Cover crops; No-tillage; Soil aggregation; Soil organic carbon. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/204546/1/final9218.pdf
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Marc: |
LEADER 00938naa a2200265 a 4500 001 2114190 005 2019-11-12 008 2019 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aNICOLOSO, R. da S. 245 $aA rotação de culturas aumenta os estoques de carbono e nitrogênio no solo sob sistema plantio direto.$h[electronic resource] 260 $c2019 650 $aCarbon sequestration 650 $aCover crops 650 $aNo-tillage 650 $aSoil aggregation 650 $aSoil organic carbon 650 $aCarbono 650 $aFixação de Nitrogênio 650 $aPlantio Direto 650 $aTratamento do Solo 700 1 $aAMADO, T. J. C. 700 1 $aRICE, C. W. 700 1 $aPIRES, C. A. B. P. 700 1 $aFIORIN, J. E. 773 $tIn: RUEDELL, J.; FIORIN, J. E.; FERNANDES, A. M. F. (Org.). Resultados comparativos de 32 anos dos sistemas plantio direto e convencional. Porto Alegre: SESCOOP/RS, 2019. p. 143-155.
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Registro original: |
Embrapa Suínos e Aves (CNPSA) |
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Biblioteca |
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Registro |
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Status |
URL |
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| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Pantanal. Para informações adicionais entre em contato com cpap.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Pantanal. |
Data corrente: |
05/08/2008 |
Data da última atualização: |
11/03/2010 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso / Nota Técnica |
Autoria: |
BOTELHO, D. de O.; SILVA, S. S. da; AMÂNCIO, R.; PEREIRA, J. R.; AMÂNCIO, C. O. da G. |
Afiliação: |
Douglas de Oliveira Botelho, UFLA; Sabrina Soares da Silva, UFLA; Robson Amâncio, UFLA; José Roberto Pereira, UFLA; Cristhiane Oliveira da Graça Amâncio, Embrapa Pantanal. |
Título: |
Icms-ecológico como instrumento de política ambiental em Minas Gerais. |
Ano de publicação: |
2007 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 45., 2007, Londrina. Conhecimentos para a agricultura do futuro. Brasília, DF: Sober; Londrina: Universidade Estadual de Londrina: IAPAR, 2007. |
Páginas: |
21 p. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Disponível no CD2008.00008. |
Conteúdo: |
A adoção de instrumentos regulatórios que objetivam a regulação direta da utilização dos recursos naturais e, também, restringir as atividades em determinadas regiões e ou períodos, através de concessão de licenças e o controle do uso dos recursos naturais é uma prática comum adotada pelo estado como forma de gerir o uso ou estabelecer limites à degradação do meio ambiente ou de qualquer recurso natural. O principal instrumento regulatório adotado é a delimitação de áreas para conservação/preservação de ambientes naturais, que tem sido uma das estratégias mais antigas e mais usadas para se tentar proteger certos ecossistemas que se considera prioritário. Uma forma de remunerar/compensar financeiramente os munícipes dos municípios que existem áreas de preservação/conservação, que ocasiona restrições de uso de parte de seu território em função de conservar/preservar tal fatia, é o ICMS-Ecológico. Mas será que a sociedade está remunerando devidamente a parte da sociedade que preserva/conserva esses bens/serviços ambientais? Ou será que esta parcela da população esta subsidiando a qualidade ambiental da parcela da população que não reservou espaços territoriais para manter áreas preservadas/conservadas? O estudo tem por objetivo analisar se a equação utilizada para o cálculo do repasse do ICMS-Ecológico, sub-critério unidade de conservação, está sendo aplicada de forma clara e eqüitativa a todos os municípios mineiros que têm tais áreas. A análise central seria, portanto, verificar se os municípios que apresentam áreas semelhantes de conservação/preservação apresentam repasses também semelhantes, ou seja, analisa-se se a maneira como se dá o repasse está sendo coerente e justa aos que apresentam territórios de conservação/preservação semelhantes. MenosA adoção de instrumentos regulatórios que objetivam a regulação direta da utilização dos recursos naturais e, também, restringir as atividades em determinadas regiões e ou períodos, através de concessão de licenças e o controle do uso dos recursos naturais é uma prática comum adotada pelo estado como forma de gerir o uso ou estabelecer limites à degradação do meio ambiente ou de qualquer recurso natural. O principal instrumento regulatório adotado é a delimitação de áreas para conservação/preservação de ambientes naturais, que tem sido uma das estratégias mais antigas e mais usadas para se tentar proteger certos ecossistemas que se considera prioritário. Uma forma de remunerar/compensar financeiramente os munícipes dos municípios que existem áreas de preservação/conservação, que ocasiona restrições de uso de parte de seu território em função de conservar/preservar tal fatia, é o ICMS-Ecológico. Mas será que a sociedade está remunerando devidamente a parte da sociedade que preserva/conserva esses bens/serviços ambientais? Ou será que esta parcela da população esta subsidiando a qualidade ambiental da parcela da população que não reservou espaços territoriais para manter áreas preservadas/conservadas? O estudo tem por objetivo analisar se a equação utilizada para o cálculo do repasse do ICMS-Ecológico, sub-critério unidade de conservação, está sendo aplicada de forma clara e eqüitativa a todos os municípios mineiros que têm tais áreas. A análise central seria, portanto, verif... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
ICMS-Ecológico; Políticas governamentais para o meio ambiente; Unidades de conservação. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 02719naa a2200229 a 4500 001 1812718 005 2010-03-11 008 2007 bl --- 0-- u #d 100 1 $aBOTELHO, D. de O. 245 $aIcms-ecológico como instrumento de política ambiental em Minas Gerais. 260 $c2007 300 $a21 p. 500 $aDisponível no CD2008.00008. 520 $aA adoção de instrumentos regulatórios que objetivam a regulação direta da utilização dos recursos naturais e, também, restringir as atividades em determinadas regiões e ou períodos, através de concessão de licenças e o controle do uso dos recursos naturais é uma prática comum adotada pelo estado como forma de gerir o uso ou estabelecer limites à degradação do meio ambiente ou de qualquer recurso natural. O principal instrumento regulatório adotado é a delimitação de áreas para conservação/preservação de ambientes naturais, que tem sido uma das estratégias mais antigas e mais usadas para se tentar proteger certos ecossistemas que se considera prioritário. Uma forma de remunerar/compensar financeiramente os munícipes dos municípios que existem áreas de preservação/conservação, que ocasiona restrições de uso de parte de seu território em função de conservar/preservar tal fatia, é o ICMS-Ecológico. Mas será que a sociedade está remunerando devidamente a parte da sociedade que preserva/conserva esses bens/serviços ambientais? Ou será que esta parcela da população esta subsidiando a qualidade ambiental da parcela da população que não reservou espaços territoriais para manter áreas preservadas/conservadas? O estudo tem por objetivo analisar se a equação utilizada para o cálculo do repasse do ICMS-Ecológico, sub-critério unidade de conservação, está sendo aplicada de forma clara e eqüitativa a todos os municípios mineiros que têm tais áreas. A análise central seria, portanto, verificar se os municípios que apresentam áreas semelhantes de conservação/preservação apresentam repasses também semelhantes, ou seja, analisa-se se a maneira como se dá o repasse está sendo coerente e justa aos que apresentam territórios de conservação/preservação semelhantes. 653 $aICMS-Ecológico 653 $aPolíticas governamentais para o meio ambiente 653 $aUnidades de conservação 700 1 $aSILVA, S. S. da 700 1 $aAMÂNCIO, R. 700 1 $aPEREIRA, J. R. 700 1 $aAMÂNCIO, C. O. da G. 773 $tIn: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 45., 2007, Londrina. Conhecimentos para a agricultura do futuro. Brasília, DF: Sober; Londrina: Universidade Estadual de Londrina: IAPAR, 2007.
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Embrapa Pantanal (CPAP) |
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